Como otimizar sua gestão de SST: quer fazer mais, melhor e com menos custos?

Como otimizar sua gestão de SST: quer fazer mais, melhor e com menos custos?

A Gestão de SST é um conjunto de estratégias e práticas responsáveis por cuidar da saúde e segurança dos trabalhadores, independentemente do número de colaboradores ou do tipo de trabalho. Afinal, o cuidado deve estar em primeiro lugar.

Quando essa gestão não é feita da melhor forma, o prestador de serviços pode sofrer prejuízos, tanto em relação à sua reputação em meio à concorrência como no aumento dos custos.

Os custos que um prestador de serviços pode ter com a falta de gestão de SST

Quando a empresa não possui uma boa gestão de SST, pode acabar acarretando mais custos. Confira alguns exemplos abaixo:

  • Perda de clientes: ao falhar em seus processos, o prestador pode acabar afastando seus próprios clientes, levando a perda.
  • Gastos a mais: quando um prestador não possui uma boa gestão, ele tende a ter mais gastos com o uso de papéis e maior mão de obra, por exemplo.
  • Retrabalho: o prestador pode ter retrabalho em seus processos, visto que, com a gestão certa, é possível otimizar tempo e aumentar os acertos.
  • Problemas com a legislação: atualmente, existem 38 Normas Regulamentadoras e cada uma tem a sua importância. Com isso, é necessário que a empresa esteja seguindo cada uma delas conforme suas especificações. Por isso, a falta de gestão de SST pode ocasionar a falta de cumprimento da legislação, acarretando custos.

Boas práticas da empresa para reduzir custos na gestão de SST

Ao reforçar a gestão de SST, o número de acidentes na empresa diminui. Com isso, há redução de custos, bem como uso do orçamento para outras áreas da empresa.
Veja algumas boas práticas para manter uma boa gestão e reduzir os custos:

  • Treinamentos: Os treinamentos são excelentes recursos para redução de custos na gestão de SST, pois colaboradores bem treinados saberão como identificar os perigos no ambiente de trabalho e evitar acidentes de trabalho. Essa é uma excelente forma de conscientizar toda a equipe sobre suas responsabilidades na gestão de saúde e segurança do trabalho.
  • Ofereça mais serviços: Quanto mais serviços sua empresa oferecer aos seus clientes, melhor. Assim, você conseguirá solucionar várias dores ao mesmo tempo.
  • Tenha parcerias estratégicas: Tenha parcerias estratégicas e confiáveis para potencializar o seu negócio a fim de criar autoridade no mercado em meio à concorrência.
  • Automatização da sala de atendimento: Ao automatizar a sala de atendimento, a organização dos dados ficará melhor, o andamento será mais fluído e consequentemente, poderá atender mais pessoas.
  • Ter um software de gestão online

Com um software 100% online, é possível automatizar a gestão, padronizar o trabalho e facilitar os processos, evitando riscos de descumprimento das normas e otimizando tempo. Além disso, monitorar adequadamente a segurança do trabalho é essencial para que a empresa cresça oferecendo a proteção completa para os trabalhadores.

Um exemplo de um bom software é o SOC, software líder de Gestão em SST, que está há mais de 22 anos no mercado, é 100% na nuvem e conta com mais de 300 funcionalidades para a sua empresa.

» Veja como prestadores de serviço podem crescer com o SOC: https://www.soc.com.br/blog-de-sst/prestadores-de-servicos-de-gestao-ocupacional-podem-crescer-com-o-soc

  • Trabalhe com sistemas integrados
    Conte com um software que te dê a opção de integrar com diversos sistemas. Dessa forma, além de facilitar a gestão
    dos dados, você conseguirá visualizar todas as informações em um único local.

Fonte: https://www.sstonline.com.br/como-otimizar-sua-gestao-de-sst-quer-fazer-mais-melhor-e-com-menos-custos/

Compartilhe: